KOMBI - Curiosidades

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O projeto do utilitário mais famoso do mundo começou a ser esboçado em Wolfsburg, na Alemanha, logo após a Segunda Guerra Mundial. Nesta época, a fábrica da Volkswagen ainda não estava completamente refeita dos danos do conflito e dos bombardeios, embora já estivesse produzindo razoavelmente o Sedan(Fusca).

Em 1947. Primeiro empresário não-alemão a acreditar no Fusca, o holandês Bem Pon estava no meio de uma reunião na matriz da Volks quando teve a idéia de fazer um modelo monovolume com motor “a ar”, usando a sua agenda pessoal fez os primeiros traços do que seria a kombi.

Os ingleses, que ainda ocupavam a fábrica de Wolfsburg, não se interessaram pelo projeto. Só depois que as tropas britânicas deixaram a empresa é que o utilitário entrou em linha. Era março de 1950. No início, era só um furgão todo fechado que recebeu a denominação Typ 2, seria a kombi.

A idéia original era aproveitar o chassi-plataforma de estrutura central que servia para o Sedan (e o Kubelwagen). Mas problemas de resistência logo apareceram, levando a VW a desenvolver um novo chassi que suportasse o peso previsto. Resolveu-se partir para uma estrutura monobloco, solução mais moderna.

É importante saber que o Sedan poderia ter sido monobloco desde o começo, mas o astuto Prof. Ferdinand Porsche, seu criador, anteviu um derivado para uso militar e decidiu pela construção separada. O chassi do Sedan serviria para fabricar o Kubelwagen assim que o conflito bélico começou. Não fosse por esta decisão, uma infinidade de bugues e veículos especiais com plataforma VW, aqui e no resto do mundo, teria dificuldade bem maior de ser produzida.

Logo depois, veio a versão com janelas laterais e bancos para oito passageiros. Nascia a Kombi, abreviação de Kombinationfahrzeug, ou veículo de uso combinado (ou veiculo Multi-uso).

A Alemanha pos guerra era um pais em fase de reconstrução e a volkswagem pensando no mercado promissor internacinal expandia a produção daquela que seria junto com o fusca o casamento perfeito para o sucesso.

Em 1950 chega no porto de Santos as 2 primeiras kombis juntamente com 10 fuscas,era um teste que a Volkswagem estava fazendo com o mercado brasileiro, e os resultados de vendas foram fantásticos, pois o preço estimado era de CR$ 20.000,00(vinte mil cruzeiros), e o resultado final foi surpreendente, pois a Brasmotor conseguiu vender pelo extraordinário valor de CR$ 60.000,00(sessenta mil cruzeiros), cada veiculo.

A Kombi começou a ser vendida no Brasil, importada (e depois montada) pelo grupo Brasmotor, representante Chrysler e dono da Brastemp. Em 1953, a própria Volkswagen criou uma filial aqui. A produção da Kombi com peças nacionais começou em setembro de 1957. Foi o primeiro modelo da marca feito no Brasil e participou intensamente da construção de Brasília.



Só em 1957 é que começa a produção da kombi nacional com 50% das peças já sendo produzidas no Brasil, foram lançados os modelos Standart, luxo e furgão; Todos com motor 1.192 cm³ e 30 cv de potência líquida, sendo (36 cv brutos). Podendo chagar a uma velocidade máxima de aproximadamente 100 km/h; O câmbio de quatro marchas não tinha a primeira sincronizada e o sistema de sinalização era a bananinha.

1967- Chega o motor 1500 cm³ (44 cv) e também a versão pick-up e a volta do modelo 6 portas que era utilizada para transporte de pessoas mais conhecido na época como (mini-jardineira) enquanto os outros modelos eram apelidados carinhosamente de jarrinha e a capacidade para 845 kg.

1976 - Mudança total, com carroceria redesenhada pára- brisa inteiriço novas portas e janelas, a parte frontal totalmente modificada, suspensão dianteira totalmente reforçada, a suspensão traseira passa a ser no sistema universal de juntas homocinéticas , a kombi perde o apelido de jarrinha e simplesmente e chamada de clipper com o novo motor 1600 cm³.

1978 - mudança somente no motor 1.600 cm³ que passou a ser de dupla carburação proporcionando mais 4 cv de potencia e mais economia no consumo.

1981 - A partir da segunda série o motor a diesel era opcional tanto na versão pick-up, como na furgão , teve o lançamento da versão exportação da pick-up cabine dupla.

1982 - Novidade somente no motor 1600 cm³ a álcool (opcional) com rendimento de 3 cv a mais de potencia passando para 57 cv de potencia.

1985 - A Volkswagem deixa de produzir o motor a diesel pois devido ao grande fracasso de exportação do modelo furgão e pick-up cabine dupla.

1997 - Segunda reestilização, injeção eletrônica. Finalmente o modelo ganhava porta corrediça e carroceria semelhante aquela conhecida no resto do mundo, a maior mudança da Kombi desde 1975. O teto é elevado em 11 cm, é eliminada a divisória atrás dos bancos dianteiros, o estepe vai para o porta-malas, surge a versão "Carat", mais luxuosa, com capacidade para sete pessoas, contra os nove lugares da Kombi básica.

1998 - O motor da Kombi ganha injeção eletrônica multiponto (MPFI).

2005 - O motor a ar sai de linha e é substituído pelo motor 1.4 total flex, arrefecido a água. O radiador é colocado na parte dianteira externa do veículo.

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