DKW MALZONI - Curiosidades

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Rino Malzoni, foi o criador do projeto que viria a ser conhecido como DKW Malzoni, um precursor dos esportivos brasileiros.
Em 1964 foram produzidos alguns protótipos em chapas de aço e com mecânica DKW Vemag. Nesta época, existia uma grande rivalidade nas competições automobilísticas entre a Vemag e a Willys através do Interlagos.
Por essa razão, a Vemag viria a investir no projeto de Rino Malzoni encomendando três carros, porém em fibra-de-vidro por ser mais leve e assim lhe dar maior condição de enfrentar os Interlagos nas pistas o que lhe garantiu cinco vitórias em 1965.
Existem poucas informações sobre a quantidade de veículos produzidos, estima-se que apenas 35 unidades da versão GT Malzoni foram montadas entre 1964 e 1966, mas somando-se Malzoni e Puma com mecânica DKW chega-se a aproximadamente 170 unidades.
Os primeiros carros produzidos utilizavam o nome GT Malzoni ou DKW Malzoni, como eram mais conhecidos e eram extremamente despojados, com acabamentos simples pois deveriam atender à limitação de peso desejada para os modelos de competição. A mecânica era a mesma dos DKW de fábrica, com quase 100 cavalos, motor 1000 cm3 de dois tempos com três cilindros e três carburadores, com tração dianteira.
Com o sucesso junto ao público, em 1966, o carro acabou recebendo um melhor acabamento interno e externo além de pára-choques cromados e passou a se chamar Puma DKW, com motor de 60 cavalos e 145 Km/h de velocidade máxima.
Em 1967 a Volkswagen comprou a Vemag encerrando a era dos motores de dois tempos. A partir de 1968 os Puma receberam motor Volkswagen e novo desenho.

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