ALINHAMENTO DE RODAS - Curiosidades

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ALINHAMENTO DE RODAS

O alinhamento é especificado pelo fabricante de cada veículo. A razão é oferecer melhor dirigibilidade com maior eficiência de rolamento. Alterações nas especificações causadas por impactos ou desgastes dos componentes da suspensão podem comprometer o comportamento do veículo além de provocar desgaste irregular e prematuro dos pneus.

O alinhamento consiste em: Convergência, Divergência, Caster e Camber.

CONVERGÊNCIA
É quando as rodas estão mais fechadas na extremidade dianteira.

DIVERGÊNCIA
É quando as rodas estão mais abertas na extremidade dianteira.

Quando as especificações de convergência e divergência estão alteradas a banda de rodagem dos pneus apresenta um desgaste irregular em forma de “serra” provocando um alisamento prematuro da banda de rodagem.

CASTER
É o ângulo de inclinação para frente ( negativo ) ou para trás ( positivo ) do pino mestre com relação a um plano vertical.

O caster é responsável pela estabilidade do veículo. O caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando o desgaste irregular da banda de rodagem do pneu.

CAMBER
É a inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do veículo, em relação a um plano vertical.

A cambagem pode ser positiva ou negativa. A cambagem excessiva provoca um desgaste acentuado no pneu. Se for positiva o desgaste se apresenta no ombro externo do pneu e se for negativa o desgaste será no ombro interno do pneu.

DICAS PARA IDENTIFICAR QUANDO É PRECISO FAZER O ALINHAMENTO:

• Quando substituímos os pneus.
• Quando os pneus apresentarem desgastes excessivos ou irregulares.
• Quando aparecerem trepidações nas rodas dianteiras ou vibrações no veículo.
• Quando o veículo tender para um dos lados se o motorista tirar a mão do volante.
• Quando puxar para um lado assim que o motorista pisar nos freios.
• Quando o veículo tende para direita ou para a esquerda.

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